Direitos Humanos

Audiência sobre PNDH-3 discute avanços e desafios no Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta segunda-feira (30), às 9h30, o Senado realiza uma audiência sobre PNDH-3 (Programa Nacional de Direitos Humanos) por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH). O senador Mecias de Jesus (Republicanos–RR) solicitou o debate para avaliar a efetividade do programa criado em 2009.

Leia também:
Parnamirim realiza ação para comunidade LGBTQIAPN+

O PNDH-3 surgiu no segundo governo Lula e consolidou-se após extensa consulta pública. Milhares de representantes da sociedade civil participaram da elaboração. O programa orienta políticas públicas por meio de seis eixos temáticos, 25 diretrizes, 82 objetivos estratégicos e mais de 500 ações.

Conforme destacou Mecias, o plano aborda temas cruciais como democracia, desenvolvimento sustentável, segurança, meio ambiente e justiça social. No entanto, ele apontou que o Brasil ainda carece de avaliações amplas e atualizadas sobre os resultados dessas ações.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Audiência sobre PNDH-3 busca participação e atualização do programa

Apesar do reconhecimento acadêmico acumulado nos últimos anos, o senador enfatizou a necessidade de revisões estruturais. Segundo ele, o programa precisa acompanhar os desafios atuais e se tornar mais eficiente em sua aplicação.

A audiência contará com a presença da embaixadora Claudia de Angelo Barbosa, do Ministério das Relações Exteriores; de Ney da Nóbrega Ribas, do Observatório Social do Brasil; além de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Além disso, o evento será interativo. Os cidadãos poderão enviar perguntas pelo telefone 0800 061 2211 ou pelo Portal e-Cidadania. Como resultado, os participantes poderão ver suas perguntas lidas e respondidas ao vivo durante a transmissão.

O Senado também fornecerá declaração de participação, válida como atividade complementar em cursos universitários. Essa iniciativa reforça o compromisso da casa legislativa com a inclusão e o engajamento popular.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Brasil

Em meio ao debate nacional sobre o papel e as responsabilidades das plataformas digitais, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou, na...

Polícia

Policiais civis da Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (DECRID) prenderam, nesta quinta-feira (14), um homem de 49 anos...

Política

A Câmara de Parnamirim aprovou, nesta quarta-feira (13), por unanimidade, projeto de lei que proíbe pessoas condenadas pelo crime de feminicídio, tentado ou consumado,...

Política

Na sessão ordinária desta quarta-feira (13), os vereadores de Natal aprovaram nove projetos de lei. Entre eles, está o Projeto de Lei nº 264/2024,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile