O apresentador Edu Guedes recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (11), dez dias antes do prazo estimado pelos médicos. A recuperação acelerada foi comemorada nas redes sociais por sua companheira, a também apresentadora Ana Hickmann.
Leia também:
Edu Guedes retirou cauda do pâncreas e baço em cirurgia. Entenda procedimento
“Hoje é um dia muito especial pra nossa família!”, escreveu Ana, agradecendo ao médico responsável pelo caso, Marcelo Bruno Rezende. Segundo ela, Edu foi recebido em casa com um almoço surpresa.
A cirurgia no pâncreas ocorreu no último sábado (5), após a descoberta de um tumor. Durante o procedimento, foram retirados a cauda do pâncreas e o baço. Desde então, o apresentador vinha apresentando boa evolução clínica, que agora será acompanhada em casa.
Cálculo renal levou ao diagnóstico do tumor
O tumor foi descoberto após Edu Guedes sofrer uma crise renal. Durante os exames, além de cálculos renais, os médicos identificaram o tumor pancreático. “As pedras, que pareciam ser a pior coisa do mundo, salvaram a minha vida”, disse Edu em vídeo publicado nas redes sociais.
A cirurgia realizada foi uma pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia, recomendada quando o tumor está localizado na parte final do pâncreas e não atinge vasos ou órgãos próximos. A operação, feita por via robótica, durou entre três e seis horas.
Cuidados após a retirada do pâncreas e do baço
Apesar da retirada do tumor, a cura completa depende de avaliação médica. Em alguns casos, o tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia e suporte com enzimas digestivas. O paciente também pode precisar monitorar a glicose, já que o pâncreas produz insulina.
Com a remoção do baço, é comum que os médicos indiquem vacinas específicas, como contra pneumococo, meningococo e Haemophilus influenzae tipo b (Hib), além de uma dieta com restrição de açúcar e gordura.
