O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) realizou, nesta quarta-feira (16), uma reunião pública para discutir o manejo dos jacarés da lagoa de Maracajaú, localizada em Maxaranguape (RN). O encontro ocorreu no auditório do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) e reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e moradores da região.
Leia também:
Jacarés em Maracajaú: Idema fará remoção dos animais maiores
A ação faz parte de um esforço interinstitucional voltado à educação ambiental e à gestão da fauna silvestre, com o objetivo de promover uma convivência segura entre moradores e os animais da área.
Durante a audiência, foi definida a remoção dos jacarés pela Polícia Ambiental, com transporte dos animais para ambientes naturais adequados, como lagoas do município de Touros, o Rio Punaú em Rio do Fogo e o Vale do Ceará-Mirim.
Além da retirada, também ficou decidido o reforço no cercamento da lagoa para garantir maior segurança à população e a intensificação de atividades de educação ambiental junto à comunidade local.
Outro encaminhamento importante será a criação, por decreto municipal, de um Grupo de Monitoramento com participação de moradores, representantes do setor turístico e instituições envolvidas, para acompanhar a situação de forma contínua.
Após o encerramento da audiência pública, os participantes ainda realizaram uma visita técnica à lagoa para uma avaliação da área onde os jacarés estão concentrados.
