Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Biometria para a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais

Foto: Roberta Aline / MDS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (23), do evento Transformação Digital: um governo para cada pessoa, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia marcou a assinatura de medidas ligadas à digitalização dos serviços públicos, com foco na segurança de dados e acessibilidade da população.

Leia também:
Taxação dos EUA ameaça exportações e empregos no setor salineiro do RN

Um dos destaques foi o decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão e renovação de benefícios da seguridade social. A medida, aprovada anteriormente pelo Congresso, vai utilizar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) como referência.

A biometria trará mais segurança ao cidadão e ao governo, evitando fraudes e modernizando o atendimento em programas sociais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Aplicativo da nova CIN será lançado em todo o país

Durante o evento, o governo lançou o aplicativo da CIN, que permitirá a validação gratuita dos dados do documento. A CIN é um documento digital e físico, unificado pelo CPF, e já teve mais de 30 milhões de unidades emitidas no país.

Projeto-piloto da CIN terá início no RN

Uma parceria com a CAIXA será testada inicialmente no Rio Grande do Norte. A ideia é usar a estrutura do banco — como agências-barco, caminhões e contêineres — para facilitar a coleta biométrica e emissão da CIN em comunidades remotas e vulneráveis.

Sistema unificado para dados de saúde do SUS

Outro decreto assinado cria a Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS). A plataforma vai conectar sistemas do SUS, permitindo o compartilhamento seguro e padronizado de informações. O objetivo é garantir eficiência, segurança e privacidade aos dados dos cidadãos.

Governo abre consulta pública sobre uso estratégico de dados

Lula também anunciou uma consulta pública na plataforma Brasil Participativo sobre a Política de Governança de Dados. O objetivo é orientar os órgãos públicos no uso ético e inteligente das informações públicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Produtores rurais terão novo app para regularização

Foi entregue ainda o aplicativo Meu Imóvel Rural, que reúne em um único local dados fundiários, fiscais e ambientais das propriedades rurais. O sistema busca facilitar a regularização e o acesso ao crédito rural, reduzindo custos e burocracias.

Notícias relacionadas

Brasil

O plano do Presidente Donald Trump de impor uma nova tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto pode devastar o cinturão citrícola do Brasil, onde...

Cidades

A instalação do Hospital Universitário em Caicó foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira (23), durante agenda oficial no município. A medida marca...

Mundo

O potiguar Ailton Soares de Oliveira, de 38 anos, morreu no último sábado (20), às 4h, após quase um mês internado em estado grave em...

Brasil

As inscrições para o CNU 2025 — Concurso Público Nacional Unificado — terminam neste domingo (20), às 23h59. O certame disponibiliza 3.652 vagas em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO