O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está incentivando os usuários do Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas. A medida visa reforçar a proteção de dados das contas ouro, que hoje somam cerca de 72 milhões de perfis ativos.
Leia também:
Tarifas dos EUA ao Brasil entrarão em vigor dia 1º de agosto, diz secretário dos EUA
Desde já, o uso da funcionalidade é opcional. No entanto, o ministério destaca que essa é uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”. Atualmente, apenas 27% das contas ouro utilizam esse recurso.
A plataforma Gov.br oferece mais de 13 mil serviços digitais, entre federais, estaduais e municipais. Além disso, permite ao cidadão realizar ações como assinar documentos, abrir empresas e transferir veículos, tudo de forma digital.
Gov.br verificação em duas etapas será sugerida por e-mail ou SMS
A partir de agora, ao fazer login em uma conta ouro, o usuário receberá um aviso para ativar a verificação em duas etapas por meio do aplicativo. Embora seja possível pular a ativação nesse primeiro momento, o sistema enviará um e-mail ou SMS informando que, no próximo acesso, a solicitação será repetida.
Além disso, o MGI reforça que a funcionalidade pode ser desativada a qualquer momento, caso o usuário enfrente dificuldades. Para isso, basta acessar o menu “Segurança da conta” no próprio app Gov.br. As instruções completas também estão disponíveis no portal oficial.
