Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Eduardo Bolsonaro nos EUA: Moraes vê tentativa de golpe

Foto: Alejandro Zambrana/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA repete o “modus operandi golpista” dos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante a sessão de abertura do STF na sexta-feira (1), Moraes declarou que o deputado federal tenta, junto ao governo norte-americano, prejudicá-lo e obter anistia para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também:
Moraes denuncia organização criminosa por ameaças ao STF e ligação com sanções dos EUA

Em tom incisivo, o ministro afirmou que “a tentativa de desestabilização segue o mesmo roteiro: acampamentos, comoção nacional e ataque às instituições”. Além disso, ele mencionou ações para estimular crise econômica e social, criando um cenário favorável a novos ataques à democracia.

Eduardo Bolsonaro nos EUA e as articulações políticas

Desde março, quando se licenciou do mandato, Eduardo Bolsonaro nos EUA intensificou articulações políticas. Segundo Moraes, essas iniciativas envolvem pressão externa, inclusive apoio a sanções econômicas ao Brasil. O ministro chamou de “traidores da pátria” os que colaboram com medidas prejudiciais ao país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sem citar nomes, ele disse que há “atos executórios de traição”, como coação no curso do processo, obstrução de investigação e atentado à soberania nacional. A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) reforçou essa denúncia ao protocolar uma ação no STF com acusações formais contra o deputado.

Além de Moraes, outros ministros do STF, como Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, além do procurador-geral Paulo Gonet, também se manifestaram contra as ameaças às instituições democráticas.

Apesar da ofensiva liderada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, analistas acreditam que as sanções aplicadas por Donald Trump contra Moraes terão pouco impacto prático.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A pauta de votações Câmara vai ser definida nesta terça-feira (12), quando o presidente da Casa, Hugo Motta, se reúnirá com os líderes partidários....

Política

Neste domingo (10), a prisão domiciliar de Bolsonaro teve um Dia dos Pais marcado por encontros familiares e manifestações de apoio. Na sexta-feira (8),...

Política

O vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, criticou duramente a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo Landau,...

Política

Pela primeira vez, o Brasil enviou oficiais-generais para atuarem como adidos militares na embaixada brasileira em Pequim, na China. Essa medida marca o fim...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO