Em nota divulgada nesta terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal) se disse surpresa com a paralisação dos professores de Natal iniciada na manhã de hoje. A mobilização, organizada pelo Sinte-RN, foi aprovada em assembleia e tem como foco a valorização profissional, reposição de perdas salariais e defesa do Plano de Carreira.
Leia também:
Professores da rede municipal de Natal fazem paralisação nesta terça (5)
Em nota oficial, a SME destacou que o diálogo com o sindicato tem sido mantido de forma constante e transparente. Segundo a pasta, no último dia 23 de julho, foi realizada uma reunião conjunta com o NatalPrev e representantes do Sinte-RN para tratar dos pontos de pauta da categoria.
A Secretaria informou que o estudo de impacto financeiro sobre promoções e progressões foi finalizado e que o município acompanha o comportamento orçamentário para garantir a efetivação dos direitos dos professores.
Sobre a Mesa Permanente de Negociação, a SME afirmou que está finalizando ajustes na minuta apresentada pelo próprio sindicato, e que o documento será devolvido para análise assim que o processo for concluído.
A gestão municipal também reiterou o convite ao Sinte-RN para integrar a comissão que tratará da gestão democrática nas escolas, e aguarda o envio dos nomes dos representantes.
Ainda segundo a SME, os repasses dos Recursos do Orçamento Municipal (ROM) foram iniciados, com valores pagos na última sexta-feira (1º).
Valorização e investimentos
A SME ressaltou que a valorização dos profissionais da educação tem sido uma prioridade da gestão. Entre as ações destacadas, estão a convocação de 710 professores aprovados em concurso público, o reajuste do piso salarial em março e a antecipação da primeira parcela do 13º salário em junho.
Por fim, a Secretaria reafirmou seu compromisso com a escuta, a negociação e o respeito à legalidade e à capacidade financeira do município, defendendo uma educação pública de qualidade e contínua para os estudantes.
