O Governo do Estado lançou na sexta-feira (8) dois programas estratégicos para o desenvolvimento potiguar. A governadora Fátima Bezerra assinou o projeto de lei que institui a Política Industrial do RN e, ao mesmo tempo, oficializou o programa RN + Moradia.
Leia também:
Governo do RN paga adiantamento do 13º a servidores da Educação
A Política Industrial do RN pretende aumentar a competitividade das empresas, atrair investimentos e gerar empregos qualificados. O governo desenvolveu o projeto em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (FIERN) e enviará a proposta à Assembleia Legislativa.
O plano estabelece metas para os próximos dez anos, incentiva a interiorização da indústria e garante segurança jurídica para investidores. Com isso, o estado busca alinhar-se à política nacional de reindustrialização, fortalecendo cadeias produtivas e a inovação tecnológica.
O secretário da Fazenda, Cadu Xavier, afirmou que a medida oferece um ambiente favorável para negócios e consolida o crescimento industrial.
RN + Moradia beneficia famílias de baixa renda
Desse modo, o programa RN + Moradia concede crédito de ICMS de até R$ 20 mil para famílias da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Esse valor serve como entrada no financiamento habitacional. Nesta primeira etapa, mil famílias poderão adquirir seu imóvel.
Além de oferecer moradia digna, a iniciativa estimula a construção civil e o comércio de materiais, fortalecendo a economia local. As empresas que fornecem insumos também recebem incentivo, o que aumenta a geração de empregos e renda.
E, segundo a governadora, as medidas unem desenvolvimento econômico e inclusão social. “Planejamos o presente com visão de futuro, respeitando as vocações regionais e criando oportunidades para a população”, afirmou.
Assim, a cerimônia contou com a presença de secretários estaduais, representantes da FIERN e lideranças políticas e empresariais. Assim, o estado inicia um novo ciclo de crescimento e melhoria da qualidade de vida.
