Profissionais interessados no programa Agora Tem Especialistas devem se inscrever até este domingo (10) na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O edital para provimento e formação de médicos especialistas foi lançado no final de julho.
Leia também:
Internet nas rodovias: governo recebe sugestões para ampliar conectividade
A presença de especialistas em regiões desassistidas é fundamental para garantir o acesso integral aos serviços do SUS. Assim, a população evita deslocamentos longos em busca de atendimento especializado. Dessa forma, o programa visa aproximar os serviços de quem mais precisa.
Além disso, a atividade prática em hospitais e policlínicas da rede pública será o diferencial dos 16 cursos de aprimoramento oferecidos pelo programa. Esses cursos contam com a participação de profissionais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os participantes dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial e mais quatro horas a atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência nas especialidades prioritárias do SUS, como oncologia e ginecologia. Cada curso terá duração de 12 meses.
