Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontraram nesta sexta-feira (15) na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, para a primeira reunião de Putin em solo ocidental desde antes da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Leia também:
Zelensky rejeita ceder território à Rússia após anúncio de Trump
Os líderes desembarcaram dos aviões às 16h08 (horário de Brasília), cumprimentaram-se, sorriram, posaram para fotos e apertaram as mãos antes de seguirem para o automóvel que os levaria ao local do encontro.
O principal tema da cúpula será a guerra na Ucrânia, mas autoridades indicam que podem ser discutidos também acordo de armas nucleares e cooperação econômica. Trump afirmou que não ficará satisfeito caso Putin não concorde com um cessar-fogo nesta sexta-feira. O encontro também deve preparar uma segunda reunião, que pode incluir o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A comitiva americana conta com 16 autoridades, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Scott Bessent e o diretor da CIA Howard Lutnick. O enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, não participou.
Do lado russo, a delegação inclui o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o ministro da Defesa, Andrey Belousov. Lavrov chegou ao Alasca mais cedo e foi visto usando um suéter com a sigla “CCCP”, em referência à antiga União Soviética.
Com informações da CNN






















































