Um turista francês foi vítima do golpe Boa Noite Cinderela na madrugada deste sábado (16), em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O crime chamou a atenção de moradores e mobilizou agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).
Leia também:
Sala Lilás São Paulo do Potengi fortalece rede de proteção
De acordo com testemunhas, houve um tumulto na orla, e os agentes identificaram o suspeito no local. Com apoio da Polícia Militar, a vítima foi encontrada próxima ao Hotel Pestana, desorientada e debilitada. O homem recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado para a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT). Logo depois, seguiu para o Hospital Miguel Couto, onde permanece internado.
Suspeito preso em flagrante
O acusado foi identificado como Francisco Bessa Oliveira. Ele foi autuado por roubo e corrupção ativa na 12ª Delegacia Policial, em Copacabana, e continua preso à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Civil, o golpe ocorre com frequência em áreas turísticas do Rio. Por isso, autoridades recomendam cautela, sobretudo no consumo de bebidas oferecidas por desconhecidos em bares, festas e eventos.
Casos recentes no Rio
Esse não foi o primeiro registro do crime neste mês. No dia 8 de agosto, dois turistas britânicos foram vítimas do mesmo golpe Boa Noite Cinderela na Lapa, região boêmia da capital. Eles relataram que conheceram três mulheres em uma roda de samba e, após ingerirem bebidas adulteradas, perderam a consciência. Ao despertar, constataram o roubo de pertences avaliados em R$ 110 mil.
Como funciona o golpe Boa Noite Cinderela
O golpe consiste em oferecer à vítima uma bebida adulterada com substâncias que provocam sonolência, desmaio ou perda de consciência. Nesse intervalo, criminosos aproveitam para subtrair dinheiro, documentos e objetos de valor.
