Política

Justiça decide manter prisão cautelar de Zambelli na Itália

Foto: Lula Marques/EBC

A Justiça italiana manteve a prisão cautelar da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi divulgada na sexta-feira (15), após audiência no Tribunal de Apelações de Roma, que rejeitou o pedido da defesa para convertê-la em prisão domiciliar.

Leia também:
Carla Zambelli é presa na Itália

No julgamento realizado em 13 de agosto, a parlamentar não compareceu, alegando problemas de saúde durante o trajeto ao tribunal. Ela seguirá detida na Itália até a próxima audiência, marcada para 27 de agosto, quando será analisado o processo de extradição.

Argumentos da defesa e decisão do tribunal

Os advogados de Zambelli questionaram a legalidade da prisão, alegando falta de condições médicas adequadas, inexistência de solicitação formal de extradição e ausência de mandado internacional válido.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A defesa também contestou o uso da Difusão Vermelha da Interpol, que, segundo os advogados, não equivaleria a um mandado de prisão.

Apesar disso, o tribunal italiano acatou os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU), que apresentou documentos confirmando a validade do mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a legalidade da detenção para fins de extradição.

Próximos passos

A deputada passou por perícia médica na segunda-feira (18). O laudo será analisado na audiência de 27 de agosto, quando a Justiça italiana voltará a discutir seu caso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta quarta-feira (24) no Hospital DF Star, em Brasília, onde passará por uma cirurgia de...

Política

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável ao pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completou um mês preso em regime fechado e agora aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta terça-feira (23), o decreto do indulto de Natal de 2025. A norma concede perdão de...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile