Justiça

INSS exige autorização judicial para empréstimo a incapaz

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O INSS restabeleceu a exigência de autorização judicial incapaz para novos empréstimos consignados contratados por representantes legais de beneficiários considerados incapazes. A medida está prevista na Instrução Normativa 190/2025, assinada pelo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior.

Leia também:
Julgamento de Bolsonaro começará terça (2) no STF

Com a nova regra, bancos e instituições financeiras não podem mais aceitar contratos de empréstimo apenas com a assinatura do responsável legal, sem prévia autorização judicial. A autarquia esclareceu que os contratos firmados antes da publicação da norma permanecem válidos.

Decisão judicial orienta nova norma

A medida atende à determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). O desembargador Carlos Delgado apontou que a eliminação da exigência de autorização judicial ultrapassava o poder regulamentar do INSS.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Os atos normativos do Poder Executivo não podem inovar na ordem jurídica. A IN 136/2022 extrapolou a função de apenas regulamentar procedimentos”, afirmou o magistrado. Com isso, o INSS precisou comunicar todas as instituições financeiras conveniadas sobre a decisão.

Nova regulamentação para segurança

A Instrução Normativa 190/2025 revoga trechos da IN 138/2022, reforçando que qualquer novo contrato de empréstimo deve contar com autorização judicial prévia. Além disso, as instituições devem preencher um termo padronizado para acessar dados do beneficiário, como elegibilidade e margem consignável, assinado pelo titular ou representante legal.

Essa medida visa aumentar a proteção dos beneficiários incapazes e evitar abusos na contratação de empréstimos consignados. Assim, o INSS garante maior segurança jurídica e financeira para quem depende de tutela ou curatela.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou para 20 de março prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos associativos indevidos em benefícios pagos pela autarquia federal. Segundo...

Brasil

Em nota, instituto informou que atendimento presencial será interrompido nesses dias por causa de melhorias já programadas pela Dataprev, empresa pública responsável pela tecnologia...

Mundo

Um em cada seis jovens adultas da América Latina e Caribe relata ter sofrido violência sexual infantil, aponta relatório do Unicef. A pesquisa analisou...

Saúde

O auxílio-doença burnout passou a ocupar o centro do debate sobre saúde mental e relações de trabalho no Brasil. Dados do Ministério da Previdência...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile