A Polícia Civil investiga um grupo criminoso que aplicava golpes na internet por meio da venda de diplomas falsos e cursos inexistentes. As vítimas estão no Rio Grande do Norte e em outros estados do Nordeste.
Segundo as investigações, quatro pessoas foram indiciadas por falsificação de documentos. Elas criaram diplomas em nome de universidades que sequer tinham conhecimento da fraude. A prática foi identificada na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
Prejuízo milionário
O golpe teria lesado mais de 90 professores na Paraíba, gerando prejuízo de R$ 2,4 milhões. Também foram registradas vítimas no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e no Mato Grosso.
De acordo com o delegado de Almeida, os criminosos ofereciam a promessa de revalidação de diplomas estrangeiros a preços acessíveis. No entanto, ao final, os alunos recebiam apenas certificados falsificados.
Leia também: Polícia Civil prende suspeito de feminicídio em Santa Cruz
Indiciamentos e crimes relacionados
Os investigados vão responder por associação criminosa, estelionato, falsidade documental e publicidade enganosa. Segundo a polícia, muitos acreditaram que poderiam usar os diplomas para concursos ou vagas de trabalho, mas terminaram enganados.
