Reconhecida nacionalmente no paradesporto, a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) é uma associação que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. E entre as modalidades esportivas oferecidas, está o Futebol de Amputados. “O futebol é a paixão nacional, e as pessoas com deficiência não podiam ficar de fora. O esporte foi adaptado para que pessoas com membros amputados pudessem participar. E muita gente se surpreende com a qualidade técnica dos nossos atletas”, afirma Dário Gomes, presidente da Sadef.
Neste sábado (20), o time da Sadef vai entrar em campo para uma partida festiva, e jogar contra um time de convidados, todos sem deficiências. O “Jogo da Inclusão” acontece às 15h30, na Arena Joan Society. O evento faz parte das comemorações do Setembro Verde, campanha realizada durante todo este mês pelo vereador de Natal, Tércio Tinoco, que diz: “é até engraçado assistir à reação das pessoas vendo o time da Sadef jogar. Mesmo com as limitações físicas, normalmente eles dão um ‘banho’ no adversário. E o que fica de mais importante é a mensagem de que as pessoas com deficiência, tendo oportunidades, podem fazer o que quiserem”. O jogo é promovido pela Sadef em parceria com Joan Futebol Center, e apoio da Caern, RN+, Governo do RN, Prefeitura de Natal, CBCP, Uninassau, Sesi, Cirúrgica Bezerra e TAG.
Já no domingo (21), a praia de Ponta Negra vai ser palco de uma edição especial do Praia Inclusiva, projeto que oferece banho de mar assistido e atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O horário vai ser estendido, das 9h às 14h, para que mais pessoas possam aproveitar o projeto. O Praia Inclusiva tem apoio da Prefeitura de Natal, Caern, vereador Tércio Tinoco, Adapte, Cirúrgica Bezerra e Unimetais.
LEIA TAMBÉM: Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão segundo nova classificação; entenda
