Cinco estados brasileiros estão sob alerta laranja de tempestades neste fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que indica perigo de fenômenos meteorológicos intensos, vale das 21h deste sábado (11) até 23h59 de domingo (12). As regiões afetadas podem registrar chuvas de até 100 milímetros por dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Leia também:
Centro de vacinas: Fiocruz e UFMG firmam parceria
Estados sob alerta laranja
O alerta laranja atinge Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Centro-Sul e Sudoeste de Mato Grosso, as tempestades devem ser mais intensas. Já em Mato Grosso do Sul, há risco elevado em áreas do Pantanal e do Leste do estado.
No Paraná, praticamente todo o território será afetado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba. No Sul do país, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também estão sob risco, com destaque para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Além desses, 18 estados e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial” de chuvas fortes. Entre eles estão São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Amazonas. A lista completa de municípios pode ser consultada no site oficial do Inmet.
Como se proteger durante as tempestades
O Inmet reforça que a população deve evitar áreas de risco e adotar medidas de segurança. É importante desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia em locais de maior vulnerabilidade.
Durante rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos próximos a torres ou placas. Para moradores de encostas, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros e ficar atento a sinais de deslizamento.
Em caso de inundações, proteja pertences com sacos plásticos e evite atravessar áreas alagadas.
Como resultado, as autoridades pedem atenção redobrada até o fim do domingo, quando o alerta deve ser reavaliado.






















































