Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Comissão aprova projeto que torna obrigatório reconhecimento facial para acessar redes sociais

Plataforma Não Me Perturbe encerra 2025 com 14,2 milhões de telefones cadastrados para bloquear chamadas de telemarketing no Brasil.
Foto: Freepik

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei 1380/25, que altera o Marco Civil da Internet e estabelece o reconhecimento facial obrigatório para o acesso a redes sociais.

Leia também:
TJRN lança campanha “Quem ama protege” contra violência infantil

O objetivo, segundo o autor, deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), é fortalecer a segurança das contas e combater a disseminação de perfis falsos, frequentemente ligados a difamação, assédio, bullying virtual e golpes financeiros.

Mudança na forma de autenticação

O relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), propôs que a verificação facial seja feita pelo sistema operacional do dispositivo (Android, iOS) e não pelas redes sociais, como previa o texto original. Segundo ele, isso evita a criação de bancos de dados fragmentados e vulneráveis, centralizando a segurança em empresas com infraestrutura técnica consolidada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Usuários que não realizarem o recadastramento facial em até um ano após a lei entrar em vigor terão suas contas bloqueadas. O substitutivo também define dados biométricos e reconhecimento facial, alinhando o texto à LGPD.

Próximas etapas

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e, para virar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a 24ª e a 25ª fases da Operação Uiraçu, com o objetivo de combater o...

Mundo

Um em cada seis jovens adultas da América Latina e Caribe relata ter sofrido violência sexual infantil, aponta relatório do Unicef. A pesquisa analisou...

Brasil

A Lei 15.325/26, que reconhece oficialmente a profissão de multimídia, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial...

Tecnologia

O sistema de Pix está fora do ar para alguns usuários nesta segunda-feira (19), com relatos de falhas em várias instituições financeiras. Entre os...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO