O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a gerar controvérsia neste fim de semana. Trump posta vídeo fake em sua plataforma Truth Social, aparentemente criado com o uso de inteligência artificial (IA), no qual aparece usando uma coroa e pilotando um jato identificado como “Rei Trump”. No vídeo, o avião sobrevoa o que parece ser Nova York e despeja um líquido marrom — semelhante a fezes — sobre uma multidão de manifestantes.
Leia também:
Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e bombardeia Gaza
A publicação foi feita no sábado (19), poucas horas após milhares de pessoas irem às ruas nos Estados Unidos e na Europa no protesto “No Kings in America” (“Sem Reis na América”). O movimento reuniu cidadãos em todas as 50 capitais estaduais americanas, com cartazes como “Juro fidelidade a nenhum rei” e “Democracia, não monarquia”.
Trump posta vídeo fake com uso de IA e reacende debate político
No vídeo, que utiliza a música “Danger Zone”, tema do filme Top Gun, o jato sobrevoa multidões que parecem se reunir em uma área parecida com a Times Square. Além disso, a Casa Branca publicou outra imagem gerada por IA, mostrando Trump e o vice-presidente J.D. Vance usando coroas, acompanhada da legenda: “Boa noite, pessoal 👑”.
Protestos “Sem Reis” se espalham pelos EUA
Os protestos do último sábado (19) foram organizados por grupos progressistas, como Indivisible e MoveOn, que defendem a preservação das instituições democráticas e criticam o que chamam de “autoritarismo crescente” de Trump.
Por outro lado, líderes republicanos classificaram as manifestações como “protestos antiamericanos”. A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, reagiu com ironia: “Quem se importa?”.
Trump, em entrevista à Fox News, disse: “Eles estão me chamando de rei. Eu não sou um rei”. Ainda assim, o republicano segue usando imagens e vídeos gerados por IA para reforçar sua imagem nas redes sociais.






















































