Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Senado aprova projeto que isenta tributos sobre doações de medicamentos

Senado aprova PL que isenta tributos sobre doações de medicamentos, beneficiando entidades assistenciais e reduzindo desperdício no Brasil.
Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei (PL) 4719/2020, que isenta do pagamento de tributos as doações de medicamentos à União, estados, Distrito Federal, municípios, santas casas de misericórdia, Cruz Vermelha Brasileira e entidades beneficentes de assistência social. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Leia também:
Votação de destaques sobre tarifaço dos EUA é adiada no Senado

Uma emenda aprovada ampliou o alcance da medida, incluindo Organizações Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público como beneficiárias das doações.

Segundo o projeto, as doações ficam isentas do PIS/Pasep, Cofins e IPI. Os medicamentos doados devem ter mínimo de seis meses de validade, não podem ter finalidade lucrativa e devem ser utilizados exclusivamente em atividades assistenciais. As doações não podem ser feitas a pessoas físicas. A fiscalização e controle das doações caberão à Receita Federal, por meio de regulamento específico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Benefícios sociais e ambientais

O relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Fernando Farias (MDB-AL), destacou que aproximadamente 14 mil toneladas de medicamentos são descartadas anualmente no Brasil, muitas vezes de forma inadequada, representando risco ambiental a rios, solos e lençóis freáticos.

“O projeto prevê que os medicamentos só poderão ser doados quando houver prazo remanescente de validade, garantindo segurança para a população e reduzindo desperdícios”, explicou Farias.

O relator também enfatizou que a assistência farmacêutica é componente essencial da atenção integral à saúde. “Os medicamentos cumprem papel central na recuperação dos pacientes, mas apresentam riscos quando utilizados de forma incorreta ou com qualidade comprometida. A destinação social dos excedentes se torna um instrumento de política pública para ampliar o acesso e reduzir desperdícios”, concluiu.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (27) uma megaoperação contra um esquema de desvio de...

Política

Dois projetos de lei que endurecem penas para furto, roubo e estelionato aguardam votação no Plenário do Senado. As propostas já foram aprovadas na...

Direitos Humanos

A Prefeitura do Natal recebeu, nessa sexta-feira (23), parte das doações arrecadadas por meio da ação solidária vinculada ao evento Vem Pro Baldinho na...

Polícia

Um idoso identificado como José Antônio dos Santos, de 64 anos, vive há mais de cinco anos na quadra Chico do Ouro, no Centro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO