Quase dez meses após o atropelamento que tirou a vida do aposentado Ricardo Luiz Azevedo da Silva, de 60 anos, a família ainda espera justiça. O caso aconteceu no dia 8 de janeiro de 2025, na Avenida Prudente de Morais, em Natal, e segue sem conclusão devido à demora na entrega do laudo pericial do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), atual Polícia Científica do RN.
Leia também:
Polícia Civil investiga acidente fatal na Avenida Prudente de Morais. Motorista é liberado
Segundo as investigações, o acidente envolveu dois veículos — um Renault Captur e um Chevrolet Onix. O Onix tentava realizar um retorno quando foi atingido pelo Captur, que seguia em alta velocidade. Com o impacto, o motorista do Captur perdeu o controle e subiu a calçada, atingindo o idoso que caminhava pelo local. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Família e advogado cobram agilidade no inquérito
De acordo com o advogado Anesiano Ramos, representante da família, o processo está praticamente parado por falta do laudo pericial. Ele destacou que a demora pode beneficiar os responsáveis, que ainda não foram denunciados.“Uma família está enlutada e a investigação não avança. O Itep recebeu diversos ofícios solicitando o laudo, mas até agora nada foi entregue. Essa morosidade causa frustração e pode levar até à prescrição do caso”, afirmou o advogado.
A viúva de Ricardo, Dijilsa Diniz, também desabafou sobre a dor e a espera por justiça. “A dor nunca vai passar, mas a demora traz ainda mais sofrimento. Atrás de cada processo existe uma família. Só queremos que a justiça seja feita”, disse.
Motorista foi liberado após prestar depoimento
O condutor do Renault Captur foi ouvido pela Polícia Civil e liberado logo após o acidente, pois permaneceu no local e prestou socorro à vítima. A decisão foi baseada no artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro, que impede prisão em flagrante nesses casos.
A família agora pede que as autoridades intervenham para garantir a conclusão do inquérito e responsabilização dos envolvidos.
