O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reunirá com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na próxima segunda-feira (3), às 18h. O encontro será realizado após uma série de reuniões do ministro com autoridades do estado para tratar dos desdobramentos da Operação Contenção, que deixou mais de 120 mortos na capital fluminense.
Leia também:
Últimos corpos da Operação Contenção no RJ deixam o IML
Antes disso, Moraes se reunirá com o governador Cláudio Castro, às 11h. Durante a conversa, o governador deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a operação. Em seguida, o ministro também receberá o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; e representantes da Defensoria Pública do Estado.
Moraes se reúne com prefeito e autoridades para tratar da letalidade policial
Alexandre de Moraes foi designado relator temporário da ADPF das Favelas, ação em que o STF determinou medidas para conter a letalidade policial nas comunidades do Rio. A escolha do ministro se deu em caráter emergencial, diante da aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que era o relator original do processo.
A Operação Contenção, deflagrada na última semana, provocou forte repercussão nacional e mobilizou diferentes esferas do Judiciário e do Executivo. As reuniões de segunda-feira deverão definir novos encaminhamentos sobre o controle de ações policiais em áreas de vulnerabilidade.
