Política

Bolsonaro pode se tornar 2º ex-presidente a cumprir pena de prisão no Brasil. Entenda

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro está prestes a entrar para a história do Brasil novamente — mas, desta vez, por um motivo inédito desde a redemocratização. Bolsonaro pode ser preso em regime fechado após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar, de forma unânime, os recursos apresentados pela defesa no processo em que ele foi condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Leia também:
PL Antifacção: Motta elogia relatório e diz que projeto endurece penas contra o crime

O julgamento dos chamados embargos de declaração foi realizado em plenário virtual e será oficialmente concluído no próximo dia 14 de novembro. Depois disso, o STF deve abrir novo prazo para manifestações da defesa. Caso não surjam novas teses jurídicas, o Supremo poderá declarar o trânsito em julgado, encerrando o processo e determinando o início da pena.

O futuro político e jurídico de Bolsonaro

Atualmente em prisão domiciliar em Brasília, o ex-presidente deve ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, conforme avaliação de bastidores. Segundo o advogado João Vicente Tinoco, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), é improvável que a condenação seja revertida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Quando o Supremo entende que não há mais discussão jurídica, declara o trânsito em julgado e manda executar a pena. Isso pode ocorrer ainda neste mês”, afirmou Tinoco.

Com a condenação definitiva, Bolsonaro perde o direito a cela especial. “Depois do trânsito em julgado, ele é considerado culpado, e a lei não prevê privilégios — mesmo para ex-presidentes”, completou o jurista.

Outros ex-presidentes já presos no país

Se o STF confirmar a execução da pena, Bolsonaro pode ser preso e se tornará o segundo ex-presidente do Brasil a cumprir condenação após a redemocratização. O primeiro foi Fernando Collor de Mello, detido em abril deste ano, em Maceió (AL), após ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Outros ex-presidentes, como Lula e Michel Temer, também foram presos, mas em circunstâncias diferentes. Lula ficou detido entre 2018 e 2019, antes do fim do processo, enquanto Temer foi preso de forma preventiva, sem condenação definitiva.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

“Quem era Titina Medeiros” passa a ser uma pergunta recorrente após a morte da atriz neste domingo (11), aos 48 anos. Natural de Currais...

Brasil

Os afogamentos na Baixada Santista resultaram na morte de seis pessoas neste fim de semana no litoral de São Paulo. Segundo informações do Corpo...

Brasil

Um tornado em São José dos Pinhais atingiu o bairro Guatupê no fim da tarde deste sábado (10) e deixou um rastro de destruição...

Brasil

Morre de Titina Medeiros, causando forte comoção no meio artístico e entre admiradores da cultura potiguar. A atriz, natural de Currais Novos, no Seridó...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile