O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou publicamente sobre a prisão de Bolsonaro neste domingo (23), durante a Cúpula de Líderes do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. Em sua declaração, Lula afirmou que “todo mundo sabe o que ele fez”. Além disso, o presidente destacou que o ex-chefe do Executivo vai cumprir a pena determinada pela Justiça.
Leia também:
“Injustiça” e “perseguição”, dizem os filhos de Bolsonaro sobre a prisão do ex-presidente
Segundo Lula, Bolsonaro teve todas as oportunidades de defesa ao longo do processo que culminou em sua condenação a mais de 27 anos de prisão por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado. Conforme o presidente, a investigação se estendeu por dois anos e meio, com delações, negociações e amplo julgamento. Assim, ele reforçou que não pretende fazer juízo de valor sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Prisão de Bolsonaro na avaliação de Lula
Durante a coletiva, Lula afirmou que não comenta decisões da Suprema Corte. No entanto, ressaltou que a Justiça brasileira decidiu e, como resultado, a decisão deve ser respeitada. Além disso, ele reiterou que Bolsonaro contou com a presunção de inocência durante todo o processo, o que, segundo ele, demonstra a independência das instituições.
Quando perguntado sobre possíveis impactos da prisão na relação entre Brasil e Estados Unidos, Lula reagiu com firmeza. “O Trump tem que saber que nós somos um país soberano”, declarou. Além disso, ele reforçou que a Justiça brasileira age com autonomia, e que aquilo que é decidido no país precisa ser respeitado internacionalmente.




















































