Avaliação governo Lula entre grupos sociais
Segundo o instituto, 2.002 eleitores foram ouvidos em 113 cidades entre os dias 2 e 4 de dezembro. Como resultado, o cenário permanece dividido. Dos entrevistados, 37% classificaram a gestão como “ruim” ou “péssima”. Outros 32% a consideraram “ótima” ou “boa”, e ainda 30% avaliaram como “regular”.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. Além disso, a aprovação pessoal de Lula chegou a 49%, enquanto 48% afirmaram reprovar o trabalho do presidente. Por outro lado, apenas 0,3% não soube responder. Conforme os números, há diferenças importantes entre os grupos consultados.
O governo recebe maior apoio de brasileiros com 60 anos ou mais (40%), menos instruídos (44%), nordestinos (43%) e católicos (40%). Em contraste, a reprovação é mais alta entre grupos com forte incidência de bolsonarismo ou antipetismo: 46% de quem tem ensino superior, 53% dos que ganham de cinco a dez salários mínimos, 45% dos sulistas e 49% dos evangélicos.
Além disso, a pesquisa aponta que o terceiro mandato do petista apresenta desempenho tímido quando comparado aos anteriores. No segundo mandato, Lula registrava 72% de aprovação e apenas 6% de reprovação no mesmo período. No entanto, os números atuais superam os do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em 2021, registrava 53% de reprovação e 22% de aprovação, em meio à pandemia.