A cirurgia de Bolsonaro foi indicada pela Polícia Federal (PF) após perícia médica constatar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta hérnia inguinal bilateral e necessita de reparo cirúrgico em caráter eletivo, ou seja, não emergencial. O laudo foi concluído por uma junta médica da PF e encaminhado nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia também:
Moraes nega recurso e mantém condenação de Bolsonaro
Laudo aponta piora do quadro
Segundo o documento, as contrações abdominais provocadas por soluços persistentes contribuíram para a piora da condição clínica do ex-presidente.
“Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado Jair Messias Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo”, diz o laudo.
Durante a avaliação, Bolsonaro apresentou entre 30 e 40 soluços por minuto, sem remissão, conforme relataram os médicos.
Procedimento deve ocorrer o quanto antes
Apesar de classificada como eletiva, a cirurgia foi recomendada para ocorrer “o mais breve possível”, devido à refratariedade aos tratamentos, piora do sono e da alimentação, além do risco de complicações decorrentes do aumento da pressão intra-abdominal.
O laudo também aponta uma piora progressiva da hérnia, possivelmente causada pelos soluços persistentes e tosse crônica.
Defesa pediu autorização ao STF
Na segunda-feira (15), a defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao STF autorização para a realização urgente da cirurgia. Os advogados pedem que o ex-presidente seja removido para um hospital, onde deverá passar pelo procedimento e permanecer internado durante o período de recuperação.
Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, após ter sido condenado a 27 anos e três meses de prisão, em regime fechado, por tentativa de golpe de Estado.
Decisão cabe ao STF
Os resultados da perícia já estão sob análise do ministro Alexandre de Moraes, que deverá definir quando e em quais condições o procedimento cirúrgico será realizado.
