Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Projeto do Senado prevê exame toxicológico para diplomação de eleitos

Projeto no Senado exige exame toxicológico para diplomação de políticos eleitos e prevê punições em caso de resultado positivo.
Foto: Freepik

O Senado Federal vai analisar um projeto de lei que torna obrigatório o exame toxicológico para a diplomação de candidatos eleitos a cargos federais, estaduais e municipais. A proposta altera o Código Eleitoral e condiciona a diplomação à apresentação do exame, com verificação mínima dos 90 dias anteriores à cerimônia.

Leia também:
Congresso aprova exame toxicológico para novas CNHs A e B

Regras para apresentação do exame

De acordo com o texto, o exame toxicológico deverá ser entregue até 72 horas antes da diplomação. O laudo só terá validade se o exame for realizado no máximo 15 dias antes da cerimônia oficial.

O procedimento poderá ser feito apenas em laboratórios credenciados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os custos do exame serão de responsabilidade do próprio candidato eleito.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Justificativa do autor

Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador Cleitinho (Republicanos-MG), autor da proposta, comparou a proposta à exigência recente do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas.

Segundo ele, se bebida alcoólica e drogas não combinam com direção, também não combinam com o exercício de cargos públicos. O parlamentar defendeu que a regra seja aplicada a todos os cargos eletivos, incluindo vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidente da República.

Punições em caso de irregularidades

O projeto prevê que, em caso de resultado positivo, tentativa de fraude ou recusa em realizar o exame, o Ministério Público Eleitoral será comunicado para apuração de possível crime eleitoral.

Nessas situações, o candidato eleito terá a diplomação impedida e ficará com o registro de candidatura restrito por, no mínimo, quatro anos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Sigilo dos dados

A proposta garante o sigilo médico das informações contidas no laudo toxicológico. A consulta aos dados só poderá ocorrer mediante ordem judicial, em conformidade com a legislação vigente.

O texto será encaminhado para análise das comissões do Senado antes de seguir para votação.

Notícias relacionadas

Brasil

O fim da escala 6×1 pode avançar no Congresso Nacional mesmo em ano eleitoral. A avaliação é do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz...

Brasil

A Polícia Federal passou a apurar se existe alguma relação entre Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e o empresário Antônio Camilo...

Educação

O Senado Federal deve iniciar, emfevereiro de 2026, a análise do projeto de lei que estabelece o novo Plano Nacional de Educação (PNE). O...

Justiça

A prisão Filipe Martins foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após audiência de custódia realizada na tarde dessa sexta-feira (2). O ex-assessor de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO