Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Lewandowski afirma que crimes contra a democracia não admitem anistia

Ministro Ricardo Lewandowski discursa em evento sobre o 8 de janeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (8) que crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito não admitem anistia. A declaração ocorreu durante evento que marcou os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Segundo Lewandowski, a Constituição Federal e decisões do Supremo Tribunal Federal deixam claro que esse tipo de crime é imprescritível. Além disso, ele ressaltou que tais delitos não podem receber indulto nem graça, especialmente quando envolvem grupos civis e militares armados.

“Os crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito são imprescritíveis e não admitem indulto, graça ou anistia, sobretudo quando há participação de grupos armados”, afirmou o ministro durante o pronunciamento.

Leia também:
Lula veta PL da Dosimetria no 8/1 e diz que democracia deve ser defendida

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

PL da Dosimetria segue em debate

As declarações ocorrem após o Congresso Nacional aprovar, no fim do ano passado, um projeto de lei que reduz penas de condenados pelos atos golpistas. A proposta ficou conhecida como PL da Dosimetria.

No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o texto. Apesar disso, deputados e senadores ainda podem derrubar o veto em sessão conjunta do Congresso. Além disso, juristas avaliam que o tema pode chegar ao STF para análise constitucional.

Defesa firme da democracia

Para Lewandowski, a responsabilização dos envolvidos é essencial para preservar o regime democrático. Segundo ele, relativizar os crimes do 8 de janeiro enfraquece as instituições e ameaça o Estado de Direito.

Assim, o ministro reforçou que o Brasil precisa manter uma postura firme contra qualquer tentativa de ruptura democrática, garantindo punição proporcional aos responsáveis.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Três anos após os ataques de 8 de janeiro de 2023, manifestações em defesa da democracia voltaram a ocupar as ruas em diversas cidades...

Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o pedido de exoneração do cargo....

Política

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que ele participe do programa...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO