Política

Gestão de Lewandowski é elogiada após saída do Ministério da Justiça

Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão da 2ª turma do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A gestão Lewandowski  foi amplamente elogiada por autoridades do Judiciário e do governo federal após a saída de Ricardo Lewandowski do comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Logo, as manifestações destacaram o enfrentamento ao crime organizado e o fortalecimento da cooperação entre instituições como marcas do período à frente da pasta.

Leia também:
Michelle alerta para saúde de Bolsonaro após queda na prisão

Desde já, ministros e integrantes do governo ressaltaram que a atuação de Lewandowski combinou planejamento, inteligência policial e respeito ao Estado de Direito. Conforme avaliações publicadas nas redes sociais, o ex-ministro deixou um conjunto de propostas estruturantes que seguem em debate no Congresso Nacional.

Neste sábado (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que a passagem de Lewandowski pelo ministério reforçou a centralidade do Estado de Direito na política de segurança pública. Segundo ele, a gestão priorizou ações coordenadas e estratégias de longo prazo. Além disso, Gilmar destacou a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e do projeto de lei Antifacção como iniciativas relevantes para o combate ao crime organizado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Gestão Lewandowski  e o legado institucional

Conforme Gilmar Mendes, as propostas deixadas por Lewandowski buscam fortalecer a coordenação federativa e aprimorar os instrumentos legais contra organizações criminosas. Assim, a atuação do ex-ministro será lembrada pelo foco em integração entre União, estados e municípios, algo considerado essencial no cenário atual da segurança pública.

Anteriormente, na sexta-feira (9), o advogado-geral da União, Jorge Messias, também elogiou a condução da pasta. Segundo ele, Lewandowski demonstrou compromisso com a ética, a transparência e a defesa dos direitos fundamentais. Embora o período tenha sido marcado por desafios, Messias afirmou que o ex-ministro liderou a pasta com espírito público e capacidade de diálogo.

Além disso, Jorge Messias ressaltou que cada iniciativa apresentada representou um avanço rumo a um sistema de justiça mais acessível e equilibrado. Sem dúvida, para o advogado-geral, os resultados obtidos deixam um legado importante para futuras gestões.

Por outro lado, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, enfatizou ações concretas. Em publicação neste sábado, ele citou a Operação Carbono Oculto, que atingiu esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao PCC na região da Faria Lima. Segundo Teixeira, a gestão também avançou na regulamentação do uso de câmeras corporais por policiais e no debate sobre o uso da força.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

As buscas pelos irmãos desaparecidos no Maranhão entraram no oitavo dia neste domingo (11), sem que as equipes localizassem Ágatha Isabelly e Allan Michel....

Saúde

A insolação no verão representa um dos principais riscos à saúde durante períodos de calor intenso, especialmente em ambientes como praias, piscinas e áreas...

Economia

As corridas por aplicativo mais caras deixaram de ser apenas sensação no bolso e passaram a ser um dado oficial. Os números do IPCA...

Economia

PF investiga Banco Master e sua relação com fundos financeiros que podem ter sido utilizados em um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile