A Prefeitura de Assú instalou, na terça-feira (13), placas de alerta e segurança em pontos do Rio Açu onde foram registrados ataques de piranhas. A sinalização foi colocada em áreas consideradas críticas, como embaixo da ponte da BR-304 e na comunidade Baviera.
Leia também:
Prefeitura do Natal convoca 2ª audiência sobre a orla de Ponta Negra
A medida ocorre uma semana após o primeiro alerta oficial, emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e pela Defesa Civil, sobre os cuidados necessários para quem frequenta o rio.
Ataques ocorrem durante período reprodutivo
De acordo com a equipe técnica, os ataques estão relacionados ao período de reprodução das piranhas. Nessa fase, os peixes tendem a se tornar mais agressivos, pois defendem os ninhos e as crias ao perceber qualquer ameaça.
Além disso, outro fator identificado como agravante é o descarte irregular de alimentos na água. Restos de comida jogados no rio atraem os peixes e alteram o comportamento natural da espécie.
As áreas próximas à vegetação marginal concentram o maior número de ocorrências, já que esses locais são escolhidos pelas piranhas para a construção dos ninhos e proteção dos filhotes.
Defesa Civil orienta população sobre prevenção
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ulisses França, reforçou as principais orientações para evitar novos incidentes.
“Evite entrar na água próximo à vegetação, não leve alimentos para dentro do rio e não descarte restos de comida na água. Durante este período reprodutivo, as piranhas defendem seus ninhos e atacam quando se sentem ameaçadas. Em caso de ferimentos, procure atendimento médico”, afirmou.
Segundo ele, as equipes seguem orientando os frequentadores sobre as medidas preventivas, especialmente nos pontos sinalizados.
Monitoramento segue ativo no Rio Açu
A secretária municipal Francymeire de Souza informou que a Secretaria de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana continua monitorando a situação.
“As ocorrências são sazonais e acontecem em uma época específica do ano, quando as piranhas estão em fase reprodutiva”, explicou.
A Defesa Civil de Assú orienta que a população mantenha distância das áreas sinalizadas e siga rigorosamente as recomendações das placas de alerta, como forma de reduzir riscos e garantir a segurança dos banhistas.




















































