Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Câmara aprova urgência de projeto que quebra patente do Mounjaro e Zepbound

Medicamentos à base de GLP-1 impulsionam faturamento do setor farmacêutico

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de segunda-feira (9), a urgência do projeto de lei que propõe a quebra da patente do Mounjaro e Zepboun. Ambos os medicamentos são indicados para controle do diabetes tipo 2, mas também usados para o tratamento da obesidade.

A urgência acelera a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados. Isso significa que a matéria não precisa passar por comissões da Casa, podendo ser votada diretamente no plenário. Se aprovado, o projeto segue para análise no Senado Federal e, por fim, é enviado para sanção presidencial.

O Mounjaro e o Zepboun são os nomes comerciais da tirzepatida, princípio ativo desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly que ajuda a controlar a glicemia e reduzir o apetite. A proposta, de autoria do deputado Dr. Mário Heringer (PDT-MG), declara os medicamentos de interesse público, o que permite que seja decretada a quebra de patente prevista na legislação.

Com isso, a farmacêutica Eli Lilly perderia o título de propriedade dos medicamentos, permitindo a criação de versões “genéricas” no Brasil — o que reduziria o preço das chamadas “canetas emagrecedoras”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Vendas no Brasil

O Mounjaro, fabricado pela Eli Lilly, foi aprovado em 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2 no Brasil. Em junho do ano passado, o medicamento também recebeu aval para o tratamento de casos de obesidade e sobrepeso com comorbidades.

Já o Zepbound, produzido pela mesma farmacêutica, ainda não possui aprovação comercial da Anvisa no Brasil, mesmo com o princípio ativo já habilitado pela agência. Por enquanto, o medicamento recebe aval da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), que recomenda o uso para tratamento de obesidade crônica ou sobrepeso com comodidades.

LEIA TAMBÉM: Operação da PF apura fraudes no Programa Farmácia Popular

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que quer votar o projeto que regulamenta o trabalho por aplicativo até o fim da primeira quinzena de...

Justiça

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte registrou aumento de produtividade em 2025 em relação a 2024. Foram realizados...

Cidades

O Senac RN anuncia a abertura para o preenchimento de vagas remanescentes do projeto Conectando Mulheres – Senac Code, de capacitação na área de...

Rio Grande do Norte

A TV Ponta Negra cobrou ao vivo o atendimento do Samu em Natal após um homem vítima de acidente permanecer caído em via pública...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO