Brasil

Governo cria comitê para proteção de crianças no ambiente digital

Foto: Canva

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) instituiu o Comitê Intersetorial da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (6), por meio da Portaria nº 807. O objetivo é colocar em prática as diretrizes previstas no chamado ECA Digital, instituído pela Lei nº 15.211/25, além das regras estabelecidas no Decreto nº 12.880/2026.

Leia também:
ECA Digital começa a valer com regras de proteção para crianças e jovens na internet

Segundo o governo federal, o comitê terá como foco a proteção integral e a prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital.

Entre as atribuições estão a prevenção de riscos, violências e violações de direitos, além da promoção de experiências mais seguras no uso da internet e das tecnologias digitais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O grupo também deverá atuar para fortalecer o equilíbrio entre a vida online e offline, incentivando a convivência familiar, comunitária e o acesso a espaços públicos.

Segurança digital e proteção de dados

A nova estrutura também será responsável por incentivar práticas, produtos e serviços alinhados às diretrizes do ECA Digital.

As ações incluem medidas voltadas à segurança física, psicológica e de dados pessoais de crianças e adolescentes.

Além disso, o comitê pretende estimular o desenvolvimento de tecnologias de verificação de idade e mecanismos de supervisão parental em plataformas e serviços acessados por menores de idade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo Fábio Meirelles, diretor de Proteção da Criança e do Adolescente do MDHC, o objetivo é unir esforços para garantir a proteção integral desse público no ambiente digital.

Educação digital será uma das prioridades

Outro eixo de atuação será a educação digital e midiática. A proposta é incentivar o uso crítico, ético, criativo e seguro das tecnologias da informação.

O governo também pretende ampliar a disseminação de informações sobre direitos humanos e fortalecer canais de denúncia de irregularidades envolvendo crianças e adolescentes.

Comitê reúne ministérios e órgãos federais

O comitê será formado por representantes de diferentes órgãos e instituições federais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Participam da estrutura o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e outros órgãos federais.

As instituições deverão indicar representantes titulares e suplentes para acompanhar a implementação, monitoramento e revisão das políticas públicas voltadas à proteção digital de crianças e adolescentes.

Notícias relacionadas

Mundo

Uma comissão de inquérito da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que Israel cometeu genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante...

Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina....

Brasil

Os alertas falsos emitidos para milhões de celulares em diferentes regiões do Brasil na madrugada entre sexta-feira (19) e sábado (20) passaram a ser...

Economia

A mudança no percentual de mistura do etanol na gasolina volta ao centro das discussões energéticas no Brasil. Neste sábado (20), o vice-presidente Geraldo...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile