Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Governo anuncia subsídio para tentar conter alta da gasolina

Foto: Pixabay

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) uma medida provisória para tentar conter a alta dos combustíveis no país. A decisão foi divulgada um dia após a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmar que a estatal deverá reajustar em breve o preço da gasolina vendida às distribuidoras.

Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, o valor do subsídio deve ficar entre R$ 0,40 e R$ 0,45 por litro da gasolina.

Governo prevê cashback para produtoras e importadoras

Os detalhes da medida ainda serão regulamentados pelo Ministério da Fazenda por meio de portaria prevista para os próximos dias.

A proposta prevê uma espécie de cashback tributário para produtoras e importadoras de combustíveis, incluindo gasolina nacional e importada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A operacionalização será feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Atualmente, a gasolina concentra cerca de R$ 0,89 por litro em impostos federais.

Diesel já vinha recebendo medidas emergenciais

Segundo integrantes do governo, a prioridade inicial será a gasolina, já que o diesel vinha sendo contemplado por ações anteriores.

Em março, a tributação de R$ 0,35 por litro referente ao PIS e Cofins do diesel foi suspensa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A equipe econômica calcula que cada redução de R$ 0,10 no litro da gasolina terá impacto mensal de aproximadamente R$ 272 milhões aos cofres públicos.

No caso do diesel, o custo estimado é de R$ 492 milhões para cada R$ 0,10 subsidiado.

Guerra no Oriente Médio pressiona preços

De acordo com Bruno Moretti, a pressão internacional sobre os preços dos combustíveis está relacionada ao agravamento da guerra no Oriente Médio, especialmente envolvendo o Irã.

Nos últimos dias, o petróleo tipo Brent ultrapassou a marca de US$ 100 por barril após operar abaixo de US$ 70 anteriormente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Governo pretende compensar gastos com royalties

Integrantes do governo afirmam que o custo da medida poderá ser compensado pelo aumento da arrecadação proveniente dos royalties do petróleo, impulsionados pela valorização internacional do barril.

Segundo informações divulgadas pelo SBT News, o governo discutia inicialmente a aprovação do Projeto de Lei Complementar 114, que autoriza o uso de receitas extras do petróleo para compensar tributos federais sobre combustíveis.

No entanto, o texto segue parado no Congresso Nacional devido a divergências políticas e alterações propostas pela deputada Marussa Boldrin.

Diante do impasse, o Palácio do Planalto decidiu avançar com a medida provisória como alternativa emergencial.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro manterá a defesa do Pix durante a investigação...

Política

Alckmin culpa “maus brasileiros” por tarifaço dos EUA O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que “maus brasileiros” atuaram contra o país antes...

Brasil

O governo federal ampliou nesta terça-feira (23) o programa Celular Seguro e passou a estruturar uma base nacional de consulta de celulares roubados. A...

Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO