O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (3) que recebeu com surpresa o anúncio das novas tarifas propostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Além disso, o chefe do Executivo informou que pretende encaminhar uma nova carta ao presidente norte-americano, Donald Trump, para tratar do tema.
As declarações ocorreram durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. Segundo Lula, o governo brasileiro não recebeu qualquer comunicação oficial antes da divulgação das medidas e, por isso, considera inadequada a forma como o processo foi conduzido.
Nesta semana, os Estados Unidos propuseram uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. De acordo com autoridades americanas, a medida tem relação com práticas comerciais consideradas prejudiciais às empresas do país.
Além dessa proposta, um novo relatório sugeriu a aplicação de uma sobretaxa adicional de 12,5% para países que, na avaliação de Washington, não combatem adequadamente a importação de produtos associados ao trabalho forçado.
Caso as duas medidas avancem, a tarifa total poderá chegar a 37,5% sobre determinados produtos brasileiros.
Presidente afirma que negociação ainda estava em andamento
Durante a reunião, Lula relatou que participou de um encontro com Donald Trump para discutir temas relacionados ao comércio bilateral.
Segundo o presidente, a conversa durou cerca de três horas. Ao final do encontro, os dois governos teriam concordado em conceder um prazo de 30 dias para que ministros e equipes técnicas buscassem soluções para as divergências comerciais.
Entretanto, de acordo com Lula, esse prazo ainda não havia terminado quando os Estados Unidos anunciaram as novas tarifas.
“Não se concluiu nada. Por isso, a nossa surpresa com a decisão de mais um comunicado, de mais uma taxação com relação ao Brasil”, declarou.
Leia também:
Flávio Bolsonaro atribui tarifaço dos EUA a provocações de Lula
Governo pretende manter diálogo com os Estados Unidos
Apesar do impasse, Lula afirmou que pretende manter o diálogo com o governo americano. Por esse motivo, o presidente anunciou que enviará uma nova carta a Donald Trump nos próximos dias.
Além disso, ele defendeu a continuidade das negociações diplomáticas e comerciais entre os dois países. Na avaliação do presidente, a construção de soluções por meio do diálogo é o caminho mais adequado para evitar prejuízos econômicos.
Durante a reunião ministerial, Lula também voltou a criticar o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao comentar os recentes desdobramentos da relação bilateral.
Temas estratégicos fizeram parte das conversas
Ao abordar o encontro com Trump, Lula afirmou que apresentou documentos e propostas sobre temas considerados estratégicos para a cooperação entre Brasil e Estados Unidos.
Entre os assuntos discutidos, o presidente citou o combate às facções criminosas, a exploração de terras raras e os desdobramentos da guerra envolvendo o Irã.
Segundo Lula, a reunião indicava uma possibilidade de fortalecimento da relação entre os dois países.
“Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou.
Enquanto isso, o governo brasileiro acompanha os próximos passos das autoridades americanas. Ao mesmo tempo, representantes dos dois países seguem discutindo alternativas para evitar a aplicação das novas tarifas sobre produtos brasileiros.






















































