Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Primeira ‘grande paralisação lunar’ em 18 anos acontece neste fim de semana. Saiba mais

A primeira "grande paralisação lunar" desde 2006 poderá ser observada a partir de sexta | Unsplash

Os observadores do céu e amantes da astronomia terão mais um evento para acompanhar a partir de sexta-feira (21): a primeira “grande paralisação lunar” desde 2006 poderá ser observada. Também chamado de lunistício, esse fenômeno ocorre quando a lua nasce e se põe nas posições mais extremas no horizonte.

Durante a “grande paralisação lunar”, as inclinações da Terra e da Lua estão no máximo. A lua nasce no ponto mais a nordeste e se põe mais a noroeste, o que fará com que ela permaneça no céu por mais tempo. Esse fenômeno pode ser registrado a cada ciclo lugar, que dura 18,6 anos.

Locais históricos como Stonehenge parecem estar alinhados com os pontos de nascimento e pôr da lua durante o lunistício, o que pode indicar a importância do evento no céu para as pessoas que construíram o monumento.

Quem vai conseguir ver o lunistício?

O lunistício será visível somente no Hemisfério Norte. Isso significa que ele não poderá ser avistado no Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A visualização do fenômeno também vai variar de acordo com a localização, a fase da lua e com as condições do céu no momento.

Como observar o fenômeno?

Para observar a “grande paralisação lunar”, basta olhar do mesmo local de sempre e você já notará a diferença.

Binóculos e telescópios não são necessários, mas podem ajudar a ampliar a visualização e tirar o máximo proveito da observação da lua.

Por que o lunistício acontece?

O lunistício ocorre porque a lua não segue o mesmo caminho que o sol. O sistema solar é plano, com os planetas, planetas-anões e asteroides orbitando o sol no mesmo plano, conhecido como eclíptica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Terra gira em um eixo inclinado a 23,4 graus em relação a esse plano, fazendo com que o Sol nasça e se ponha dentro de quase 47 graus – uma faixa que cobre gradualmente ao longo de um ano inteiro.

A órbita da lua é inclinada 5,1 graus em relação à eclíptica, permitindo que o nascer e o pôr da lua aconteça dentro de uma faixa de 57 graus em qualquer mês.

Notícias relacionadas

Sem categoria

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) descartou a ameaça do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032. Após...

Internacional

O primeiro eclipse total da Lua de 2025 acontece na madrugada da próxima sexta-feira (14). O fenômeno, também conhecido como “Lua de Sangue”, será visto em todos os...

Cidades

A Prefeitura do Natal realizou nesta sexta-feira (7) o lançamento da campanha “Natal é delas”, na sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth...

Internacional

Um módulo lunar privado da empresa Firefly Aerospace pousou na Lua, neste domingo (2). Nomeado de Blue Ghost (Fantasma Azul, em português), a nave espacial...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO