Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade. Saiba como fazer

A Polícia Científica do RN anunciou o novo site para agendamento da Carteira de Identidade Nacional: agendamento.pci.rn.gov.br.
Foto: Google Imagens

Os brasileiros estão aderindo cada vez mais à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Dados do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) apontam que cerca de 11,5 de pessoas já emitiram o novo documento – que será responsável por substituir o antigo RG até fevereiro de 2032.

O chamado ‘Novo RG’ foi criado em fevereiro de 2022 para tornar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral e único. Segundo o MGI, a unificação dos dados tem como objetivo melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil.

Um exemplo é a diminuição de crimes por má identificação na previdência federal. Além disso, sem a identificação única uma mesma pessoa podia, por exemplo, ter um número de RG por estado, além do CPF. Já com o novo documento, os moradores passarão a ter apenas um número de identificação, que valerá de forma nacional.

A partir da base de dados da CIN, também será possível melhorar os serviços públicos, já que a administração pública poderá acompanhar o ciclo de vida dos cidadãos, podendo, inclusive, ofertar serviços ou benefícios. No futuro, será possível enviar informações sobre aposentadoria, benefícios e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como funciona a nova Carteira de Identidade?
A troca do antigo RG pela nova Carteira de Identidade acontecerá de forma gradual até fevereiro de 2032. Para aqueles que já desejarem substituir o documento, é preciso estar com o CPF regularizado na Receita Federal. A primeira emissão, assim como as futuras renovações, são gratuitas, enquanto a segunda via será cobrada.

A validade do documento varia conforme a faixa etária do titular. Para crianças de até 11 anos, o prazo é de cinco anos, e para quem tem entre 12 e 59 anos o período de validade é de 10 anos. Idosos com mais de 60 anos não precisam fazer a substituição do RG.

Para realizar a emissão, é preciso procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido. Até o momento, apenas o estado de Roraima não começou a emitir o modelo do documento atualizado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou na noite desta segunda-feira (8) a cerimônia do Prêmio Brasileirão 2025. E o meio-campista uruguaio Giorgian de...

Saúde

Um estudo internacional revelar que o Brasil é o segundo país do mundo onde a população passa mais tempo diante de telas. Além disso,...

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Direitos Humanos

Mulheres de várias cidades brasileiras vão às ruas neste domingo (7) para denunciar o avanço do feminicídio no Brasil e exigir medidas efetivas de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO