Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

TV Ponta Negra

Rafael Motta é o primeiro entrevistado da série do JD com candidatos à Prefeitura de Natal

Foto: Beatriz Ribeiro/TV Ponta Negra

O Jornal do Dia iniciou uma rodada de entrevistas nesta segunda-feira (09) com os candidatos à Prefeitura do Natal. A ordem dos entrevistados foi definida por sorteio durante reunião com os assessores. No primeiro dia de sabatina, candidato Rafael Motta (Avante) respondeu perguntas sobre mobilidade urbana, segurança, saúde, continuidade das obras vigentes em Natal, geração de emprego e renda, além de uma pergunta enviada diretamente por um telespectador.

Leia também:
Eleições 2024: Jornal do Dia apresentará rodada de entrevistas com candidatos à Prefeitura do Natal

Um telespectador do Jornal do Dia questionou Rafael sobre como o candidato planeja resolver a falta de medicamentos nas unidades de saúde da cidade. Em resposta, ele detalhou ser necessário mapear quais os medicamentos com mais retiradas nas unidades para se ter a previsibilidade para recomposição.

“A primeira coisa que se precisa fazer é ter a saúde financeira do município, a gente precisa sanar as contas do município. Existe uma dívida muito grande em relação à Urbana, que precisa tornar essa dívida “afundada” e não mais uma dívida “flutuante” para saber como se deve efetuar esse pagamento, obviamente, isso vai gerar um pouco mais de caixa para o município e dar prioridade a saúde, que é um problema crônico de todo município. Procurar saber e mapear quais os medicamentos que mais saem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e fazer essa previsibilidade”, respondeu Rafael ao telespectador do Jornal do Dia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Mobilidade urbana

Sobre as ações previstas no plano de governo para melhorar a questão do transporte público e da mobilidade urbana em Natal, Rafael explicou que o primeiro passo, ao assumir a Prefeitura do Natal, é abrir a concorrência para o transporte público. “Porque não hora em que você abre a concorrência vão chegar interessados para prestar aquele serviço e aquele que prestar o serviço com menor preço e melhor qualidade, vai ter mais usuários”, explicou.

Já sobre a questão de mobilidade, o candidato enfatizou que Natal precisa ser uma “Smart City”, uma cidade do futuro. “Para isso a gente precisa, no mínimo, utilizar a tecnologia como aliada: fazer um semáforo que seja inteligente, que faz a contabilidade de carros. No momento que vê que tem um pouco mais de trânsito, ele liberar por um tempo maior”, destacou.

Como modelo de mobilidade, Rafael citou o utilizado pela Prefeitura do Recife, onde veículos da prefeitura utilizam sensores que identificam as regiões que possuem mais buracos e mais paradas. “A partir daí você mapeia a cidade nos locais mais suscetíveis a esse tipo de situação”, detalhou.

Outra proposta apresentada, é a construção de um túnel ligando a Avenida Nevaldo Rocha e Via Costeira por baixo do Parque das Dunas. “Não é devaneio, é uma possibilidade. Não vai se mexer em sequer uma folha de qualquer árvore do Parque das Dunas”, enfatizou. Esse túnel, de acordo com o candidato, desafogaria o trânsito tanto na Zona Sul de Natal, quanto nas Avenidas Salgado Filho e Hermes da Fonseca.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como a população tem recebido um candidato jovem para o cargo de prefeito?

Rafael acredita que a população está apostando nas candidaturas dos mais jovens pensando no futuro do país. “As pessoas estão cansadas de ver as mesmas pessoas no poder e não fazerem nada para resolverem os mesmos problemas”, disse.

Engorda de Ponta Negra e Hospital Municipal de Natal

“Eu não vou colocar um tijolo sequer em uma nova obra, enquanto não terminar o que já existe”, afirmou.

Geração de emprego e renda

Rafael Motta cogita transferir a Prefeitura do Natal para a Zona Norte, onde, segundo ele, está a maioria da população em vulnerabilidade social.

“A Zona Norte virou o ponto de entrada da cidade. Qualquer gestor que queira conversar com o prefeito, vai ter que ser recebido pela Zona Norte para ver exatamente a urgência que terá a Zona Norte”, explicou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sobre a geração de emprego, ele destacou a importância da capacitação e lembrou do potencial turístico da cidade. “A prefeitura vi oferecer cursos de inglês, de como se recepciona as pessoas, hotelaria, etc. “, falou.

Políticas para juventude

Sobre os projetos e políticas públicas para a capacitação das pessoas mais jovens e incentivo ao empreendedorismo, Rafael citou que deverá criar uma Secretaria de Inovação e Empreendedorismo. “A política pública principal é educar a nossa juventude”, afirmou.

Segurança

No quesito segurança, as ações do plano de governo do candidato envolvem concurso público para a Guarda Municipal de Natal.

“A Guarda tem um papel importantíssimo social, que é justamente fazer essa segurança preventiva em relação a alguns problemas. A Guarda Municipal é importantíssima, então a nossa ideia é equipá-la seja com melhor qualidade de serviços, seja de veículo, seja de armamento, seja de armamento não letal e, obviamente, de aumentar o capital humano e, a partir daí criar sistemas que se integrem com a Polícia Militar, com as inteligências da Polícia Federal, com as inteligências da Polícia Civil e, a partir daí, quem sabe, criar um centro de comando”, detalhou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ampliação no atendimento da Rede de Saúde Pública

Para Rafael, mais uma vez, a tecnologia seria utilizada, dessa vez, para melhorar a questão do atendimento na Rede de Saúde Pública. Ele lembra que atualmente a população necessita ir às unidades de saúde em um horário diferente do que será atendido para pegar uma ficha de atendimento e então realizar a marcação da consulta.

“Todo mundo tem WhatsApp e, através do WhatsApp, marca as consultas. A gente pode fazer com que essas pessoas tenham dia e horário para serem atendidas e não gerar aquelas filhas de atendimento”, explicou, afirmando que também pretende criar consultas através da telemedicina, ou seja, por intermédio de consulta virtual. “Esse aplicativo vai se chamar Facilita Natal”, detalhou.

Assista à entrevista

Ordem das próximas entrevistas

Dia 10/09 – Natália Bonavides (PT)
Dia 11/09 – Carlos Eduardo (PSD)
Dia 12/09 – Paulinho Freire (União Brasil)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, concedeu sua última entrevista como gestor da cidade ao Jornal do Dia, nesta sexta-feira (13). Álvaro conversou com...

Cidades

O Mercado da Redinha será palco do festival “Boteco de Natal” entre os dias 15 de dezembro e 30 de janeiro, com promoção da...

Cidades

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou nesta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a construção do Espaço Esportivo Comunitário no Bairro do...

Cidades

Nesta quinta-feira (21), a CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Micarla de Sousa, reuniu-se com Odon Júnior, prefeito de Currais Novos, e Lucas...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO