Em mais uma sexta-feira debatendo os bastidores do segundo turno das eleições municipais em Natal, a apresentadora do Jornal do Dia, Micarla de Sousa, ao lado dos comentaristas políticos Walter Fonseca, a jornalista Daniela Freire, o jornalista Gustavo Negreiros e Bruno Barreto, direto de Mossoró, abordaram a vinda do presidente Lula à Natal e o projeto de Lei da deputada federal e candidata à Prefeitura, Natália Bonavides (PT), que aborda o “furto por necessidade”.
Lula em Natal
Cumprindo agenda em Natal, o presidente anunciou na quarta-feira (16) investimentos nas áreas de saúde, educação, agricultura, infraestrutura viária, mobilidade urbana, portos e assistência social, totalizando R$ 600 milhões. Outro foco da vinda de Lula à capital potiguar, foi registar seu apoio para a candidata do PT, Natália Bonavides, à Prefeitura do Natal.
Para a jornalista Daniela Freira, a vinda de Lula foi positiva para a campanha de Natália. “A vinda dele intensifica muito mais a militância. O evento foi muito grande na Zona Norte, que era um “calo no sapato” de Natália Bonavides, porque ali ela não tinha um foco de votos”, destacou Daniela.
Walter Fonseca e Bruno Barreto concordaram não haver tempo para avaliar os impactos da vinda de Lula sobre a campanha de Natália, mas, para Bruno, a presença do presidente foi importante diante do número dos eleitores indecisos que, segundo ele, em sua maioria são os “pobres e Lula é muito forte nessa camada da sociedade”. “Ele tem reconhecimento entre os pobres por serviço prestado”, afirmou.
“Furto por necessidade”
Outro ponto debatido no programa foi o projeto de Lei 4540/21 da deputada federal Natália Bonavides (PT), que altera o Código Penal e determina que não haverá prisão no caso de furto por necessidade ou de valores insignificantes.
Daniela lembrou que o projeto, do qual Natália foi coautora em 2021, traz apenas um “detalhamento para que a lei seja aplicada de uma melhor forma”. “O que está incluído nisso é quando você está passando fome e você furta um pacote de arroz. Furto por extrema necessidade ocorre quando a pessoa não tem o que fazer”, detalhou.
Assista um trecho da discussão
Ver essa foto no Instagram
Quem será eleito prefeito de Natal?
Faltando nove dias para o segundo turno das eleições municipais, que ocorre no próximo domingo (27), a grande questão é quem será eleito para gerir a cidade nos próximos quatro anos.
Walter acredita que Paulinho Freire (União Brasil) sairá vencedor dessa disputa. “Ele se mostrou vitorioso no primeiro turno quando ninguém acreditava que ele chegaria em primeiro lugar. O segundo turno já começou com força e mostrou que não houve nenhuma queda”, destacou.
O jornalista Gustavo Negreiros também apostou na vitória de Paulinho nas urnas. “Ele vai tranquilamente caminhar para o segundo turno”, disse.
Bruno Barreto concordou que Paulinho será eleito prefeito de Natal, acrescentando que, caso Natália vença, será com uma pequena diferença. “Caso Natália vença, a disputa será apertadíssima. Hoje, 18 de outubro, Paulinho é o favorito”, pontuou.
Assista