Leia também:
Ciclo Natal integra campanha Maio Amarelo neste domingo (25)
A proposta foi desenvolvida pela Prefeitura de Parnamirim, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), em parceria com o Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI). Utilizando o personagem “Edinho” como ferramenta pedagógica, o projeto alerta sobre os riscos da Dengue, Chikungunya e Zika, incentivando atitudes preventivas no cotidiano.
Além disso, o projeto foi selecionado para representar o município no XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que ocorrerá em junho de 2025, em Belo Horizonte (MG). Entre 141 trabalhos do estado, o de Parnamirim se destacou como uma das 26 iniciativas escolhidas.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. O idealizador do projeto, Kleyton Felipe, técnico de Vigilância Ambiental, explicou que o personagem Edinho facilita a comunicação com os estudantes. “Transformamos informação em ação. As crianças se envolvem, aprendem e passam o conhecimento adiante. Isso fortalece o combate ao mosquito nas comunidades”, afirmou.
Com linguagem acessível e material lúdico, a ação reforça a importância da participação de todos na eliminação de focos do Aedes aegypti. Conforme destacou Felipe, cada cidadão pode e deve ser um agente de cuidado à saúde dentro de casa.