Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Projeto que reestrutura PM e Bombeiros é aprovado na ALRN

Foto: João Gilberto

Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei que promove a reestruturação da Polícia Militar (PMRN) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN). A proposta, de iniciativa do Governo do Estado, passou por emendas da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) antes de seguir para votação em plenário na Assembleia Legislativa (ALRN).

Leia também:
Governo envia projeto que reestrutura carreira dos praças da PM e Bombeiros do RN

A nova legislação adequa o ordenamento jurídico estadual à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros (Lei Federal nº 14.751/2023). Entre as mudanças, estão a extinção de antigos quadros como o de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e Oficiais Músicos (QOM), além da criação de novos, como os de Oficiais de Estado-Maior (QOEM), Oficiais Especialistas (QOE) e Oficiais da Reserva e Reformados (QORR).

Outro destaque do projeto é a redistribuição de 300 cargos da PMRN para o CBMRN. A medida visa corrigir o desequilíbrio de efetivo entre as corporações e atende a um Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante a votação, o deputado Dr. Bernardo (PSDB) apresentou parecer oral e elogiou o empenho do governo. Já o relator da matéria na CCJ, deputado Neilton Diógenes (PP), que também é militar, destacou a importância da conquista para oficiais e praças. O líder do governo, Francisco do PT, afirmou que a nova lei corrige distorções legais, enquanto o deputado Coronel Azevedo (PL) comemorou o que chamou de “data histórica” para os militares estaduais.

Recesso parlamentar começa nesta sexta-feira

Com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também nesta quinta-feira, a ALRN entra em recesso parlamentar até o dia 31 de julho. Durante esse período, só poderão ser convocadas reuniões extraordinárias pela Presidência da Casa. As atividades administrativas seguem com expediente das 8h às 15h.

O recesso segue o Regimento Interno da Assembleia e reafirma o compromisso da Casa com o calendário legislativo. As sessões parlamentares serão retomadas no dia 1º de agosto.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O deputado estadual Hermano Morais anunciou, nesta quarta-feira (21), a sua desfiliação do Partido Verde (PV) e o retorno ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB)....

Rio Grande do Norte

Além da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026), os deputados estaduais aprovaram todas as 16 matérias que constavam na pauta da sessão plenária...

Natal

A importância dos clubes de tiro pautou uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Natal. O encontro, proposto pelo vereador...

Política

Os deputados estaduais aprovaram à unanimidade, na quarta-feira (10), o projeto que cria novas regras para o repasse de impostos aos municípios potiguares. A...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO