O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) alcançou um resultado histórico no RopeDays 2025, a maior competição de salvamento em altura da América Latina. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), a equipe conquistou a 2ª colocação geral entre 17 times de diversos estados brasileiros e da Argentina, ficando atrás apenas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
A disputa aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, na cidade de Atibaia/SP, e foi composta por seis provas em cenários reais, avaliando critérios como Técnica, Coordenação, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Segurança. O desempenho do CBMRN foi destaque não apenas pelo resultado final, mas também pela vitória no Prólogo — um desafio de velocidade e manuseio em cordas — onde a equipe terminou quase 1 minuto à frente do segundo colocado e cerca de 5 minutos do terceiro.
A trajetória até o pódio começou em maio deste ano, quando militares do CBMRN e CBMPB realizaram treinamentos conjuntos em uma mina de turmalina na Paraíba, mineral raro encontrado apenas entre os dois estados. A partir dessa experiência, surgiu a ideia de participar do RopeDays, resultando em 10 encontros de treinamento distribuídos entre o RN e a PB.
Em 2024, o CBMRN havia conquistado a 7ª colocação, sendo a melhor equipe do Norte-Nordeste. Em 2025, o salto para o 2º lugar da América Latina confirma o avanço técnico e operacional, além de consolidar a existência de um polo de excelência em salvamento em altura no Nordeste brasileiro.
LEIA TAMBÉM: PMRN afasta envolvidos e abre investigação para apurar agressão a jovem com distúrbios mentais
