As ações do Setembro Verde em Natal movimentaram a cidade com diversas atividades voltadas para a inclusão e a acessibilidade. Durante o final de semana e nesta segunda-feira (22), projetos sociais, esportivos e educacionais ganharam espaço e chamaram a atenção para a importância da valorização da pessoa com deficiência.
No sábado (20), a Arena Joan Society recebeu o “Jogo da Inclusão”. A partida festiva reuniu o time de amputados da Sadef contra um grupo de convidados sem deficiência. O evento destacou como o esporte pode ser um caminho de união, respeito e quebra de barreiras.
No domingo (21), a praia de Ponta Negra foi palco de mais uma edição especial do projeto Praia Inclusiva. A iniciativa proporcionou banho de mar assistido, além de oferecer atividades de lazer e esporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ação reforçou o compromisso de Natal com a acessibilidade em espaços públicos.
Nesta segunda-feira (22), estudantes de duas escolas municipais vivenciaram atividades práticas para compreender as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. A ação “Sentindo na Pele” aconteceu na Escola Municipal Padre Tiago Theisen, em Nossa Senhora da Apresentação, e também na Escola Municipal Profª Maria Alexandrina Sampaio, no Pajuçara.
Os alunos participaram de dinâmicas como circular em cadeiras de rodas, realizar tarefas com os olhos vendados e experimentar o silêncio sem intérprete de Libras. O objetivo foi despertar empatia e incentivar atitudes de respeito e igualdade.
LEIA TAMBÉM: Bolsa Família libera parcela de setembro para beneficiários com NIS 4
