A Neoenergia Cosern atualizou nesta quinta-feira (25) as regras de fornecimento de energia elétrica para edificações com múltiplas unidades consumidoras, como condomínios e vilas, por meio da nova versão da Norma DIS-NOR-053. A apresentação ocorreu na sede do CREA-RN, em Natal.
Leia também:
Natal celebra Dia Mundial do Turismo e anuncia modernização do FUMTur
O documento foi desenvolvido com base em contribuições das distribuidoras do Grupo Neoenergia e do mercado imobiliário dos estados de atuação da empresa: RN, PE, BA, SP/MS e DF. Segundo Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, a atualização visa aprimorar regras de ligação para edificações de uso coletivo, incorporando simplificações e evoluções para atender às novas demandas do setor, incluindo estações de recarga de veículos elétricos.
O documento também foi reestruturado com textos mais claros e objetivos, facilitando a compreensão de técnicos, síndicos e empresas do setor. A apresentação contou com a participação do presidente do CREA-RN, Roberto Wagner Costa Fernandes, conselheiros regionais e federais, representantes do Sinduscon, da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) e técnicos do Sebrae-RN.
Principais atualizações
Estações de Recarga para Veículos Elétricos: definição de critérios para cálculo de demanda e padrões seguros para conexão em garagens.
Limites de Demanda em Baixa Tensão: ajustes para simplificar padrões de entrada em empreendimentos com cargas moderadas.
Condutores para Ramais de Baixa Tensão: revisão do dimensionamento para maior precisão técnica e adequação às novas faixas de demanda.
