Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Após quatro meses de baixa, turismo no RN cresceu 5,8% em agosto

Após quatro meses de baixa, o turismo no Rio Grande do Norte cresce 5,8% em agosto e registra segunda maior alta do país, segundo IBGE.
Foto: Carmem Felix

Após quatro meses consecutivos de queda, o turismo no Rio Grande do Norte voltou a apresentar resultados positivos em agosto, com crescimento de 5,8% em relação a julho. O desempenho colocou o estado como o maior entre os cinco do Nordeste e o segundo maior do país, atrás apenas do Amazonas (6,9%), de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (14).

Leia também:
Turismo internacional no Rio Grande do Norte cresce 50% em 2025

O avanço do turismo potiguar também se refletiu na receita nominal, que cresceu 4,2% em agosto frente a julho. Na comparação anual, o aumento foi ainda mais expressivo: 15,5% em receita e 6,1% em volume de atividades, na comparação com agosto de 2024.

No acumulado de janeiro a agosto, o volume de atividades turísticas cresceu 5,6%, enquanto a receita aumentou 13,6%. Nos últimos 12 meses, os índices alcançaram 7,8% em volume e 14,5% em receita nominal, superando a média nacional, que registrou crescimento de 2% em receita e 0,8% em volume.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, a recuperação do turismo vem após o impacto do aumento das passagens aéreas nos meses anteriores, que afetou o transporte aéreo, principal componente do setor.

Setor de serviços também cresce em agosto

Além do turismo, o setor de serviços no RN registrou variações positivas em agosto: 1,1% em volume e 1,8% em receita nominal, frente a julho, ajustadas sazonalmente. No acumulado do ano, o setor apresenta alta de 3,2% em volume e 9,4% em receita, enquanto nos últimos 12 meses, os índices chegaram a 6,5% em volume e 11,6% em receita nominal.

Apesar dos números positivos, os dados apontam ligeira redução do ritmo de crescimento em relação a julho de 2025.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A economia brasileira cresceu menos do que o previsto no terceiro trimestre, quando a desaceleração do setor de serviços compensou dados positivos da agropecuária e da indústria...

Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) dados das Tábuas de Mortalidade 2024. Segundo o instituto a expectativa de vida da população...

Economia

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% nos três meses até outubro. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),...

Economia

As vagas para o IBGE estão oficialmente abertas, e milhares de candidatos já começaram a correr atrás de um lugar nesse que é o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO