Cinco estados brasileiros estão sob alerta laranja para tempestades neste fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que representa “perigo”, começou às 10h deste sábado (1) e segue até 18h de domingo (2). O fenômeno atinge Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Leia também:
Viabilização do Parque Linear na Roberto Freire avança
De acordo com o Inmet, as tempestades podem provocar chuva de até 100 milímetros por dia, ventos que chegam a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de alagamentos, corte de energia elétrica, danos em plantações e queda de árvores. Além disso, o instituto recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e siga as orientações de segurança.
Alerta laranja tempestades atinge o Sul e Sudeste
O alerta inclui várias regiões dos cinco estados. No Mato Grosso do Sul, o risco é maior nas áreas do leste, sudoeste, centro-norte e Pantanais. No Paraná, praticamente todo o estado está em atenção, incluindo o Norte, Oeste e Sudoeste. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o fenômeno atinge principalmente as regiões oeste e noroeste. Em São Paulo, as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba, Assis e Marília estão entre as mais afetadas.
Além disso, outros 10 estados estão sob alerta amarelo, de “perigo potencial”, para chuvas intensas até domingo (2). Entre eles estão Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Tocantins. Nesses locais, as precipitações podem chegar a 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h.
Como se proteger durante tempestades
O Inmet orienta a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em regiões de risco. Também é importante não se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos próximos a placas, torres ou estruturas metálicas.
Para quem mora em áreas de encosta, a recomendação é procurar locais seguros e estar atento a sinais de deslizamentos. Em caso de alagamento, deve-se proteger os pertences com sacos plásticos e evitar o contato com a água.






















































