Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Votação do marco legal do crime organizado deve acontecer na terça (18)

Votação do marco legal do crime organizado foi marcada para terça (18) após pedido de líderes partidários e do relator Guilherme Derrite.
Foto: Agência Câmara

A Câmara dos Deputados marcou para a próxima terça-feira (18) a votação do Projeto de Lei 5582/25, que cria o marco legal do combate ao crime organizado. A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após pedidos de parlamentares da base e da oposição para adiar a votação e ampliar o debate.

Leia também:
Polícia Penal Federal transfere presos do Rio de Janeiro para Catanduvas

“Teremos pauta única na próxima terça-feira para que a Casa possa fazer uma ampla discussão e votação dessa matéria tão importante para o país”, afirmou Motta.

Relator pede mais tempo para ajustes

O relator do projeto, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), defendeu o adiamento e explicou que seu substitutivo ainda está sendo aprimorado. “Meu texto nunca foi linha de chegada, mas ponto de partida”, disse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo Derrite, o parecer incorpora boas iniciativas do projeto original, de autoria do governo, além de sugestões de outros parlamentares, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento ao crime organizado no país.

Deputados pedem mais debate sobre o texto

Durante a sessão, líderes partidários de diferentes campos políticos também solicitaram o adiamento da votação. O líder do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL), afirmou que o tema exige “serenidade e maturidade” para atender às expectativas da sociedade.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), destacou a importância do diálogo. “O crime é organizado. Quem lamentavelmente está desorganizado é o Estado”, afirmou, defendendo que nenhuma força policial tenha sua autoridade reduzida.

Já o coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, Alberto Fraga (PL-DF), reforçou que é preciso evitar pressa na aprovação: “Um tema tão importante precisa ser aprovado por quase todos no Plenário”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Busca por consenso

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), e o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), defenderam uma tramitação rápida, mas com consenso entre as bancadas. Guimarães sugeriu que o diálogo continue por alguns dias para “qualificar os instrumentos de combate sem tréguas às facções criminosas no Brasil”.

Lindbergh, por sua vez, destacou a necessidade de votar o projeto “com urgência, no máximo na próxima semana”.

A proposta ainda pode sofrer ajustes antes da votação, marcada para a próxima terça-feira.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A Câmara dos Deputados aprovou, com alterações, o projeto de lei que amplia de 5 para 20 dias a licença-paternidade (PL 3.935/2008). A mudança...

Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1498/25, que atribui exclusivamente aos municípios e ao Distrito Federal...

Polícia

Um homem identificado como William Oliveira Paulino fugiu na manhã desta quinta-feira (13) da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, após se...

Brasil

Em Rochedo, no Mato Grosso do Sul, Rosimeire Vieira de Oliveira, de 37 anos, o filho Bruno de Oliveira Gonçalves, de 14, e a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO