Alckmin culpa “maus brasileiros” por tarifaço dos EUA
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que “maus brasileiros” atuaram contra o país antes da decisão dos Estados Unidos de impor um tarifaço dos EUA de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, essas pessoas agora tentam minimizar os efeitos da medida.
“São maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito”, declarou Alckmin durante um evento na Zona Sul de São Paulo.
A declaração representa uma crítica indireta a integrantes da família Bolsonaro. O governo federal atribui aos aliados do ex-presidente parte do desgaste nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Tarifaço dos EUA e troca de mensagens
A fala de Alckmin ocorreu após a divulgação de uma troca de cartas entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No documento, o parlamentar pede que o governo norte-americano reconsidere a decisão de aplicar as novas tarifas sobre produtos brasileiros.
No entanto, Rubio manteve a posição do governo dos Estados Unidos. Embora tenha demonstrado otimismo em relação ao posicionamento de Flávio Bolsonaro, o secretário afirmou que a investigação comercial identificou diferenças relevantes entre os dois países em vários temas econômicos. Por isso, o governo norte-americano decidiu manter as tarifas.
Enquanto isso, o governo brasileiro segue negociando alternativas para reduzir os impactos da medida sobre as exportações nacionais.
Governo amplia negociações comerciais
Durante o mesmo evento, Alckmin informou que o governo também busca reverter uma decisão da União Europeia. O bloco retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com exigências sanitárias e regulatórias para exportações.
Segundo o vice-presidente, o governo elaborou um novo protocolo e pretende apresentá-lo às autoridades europeias até setembro. Dessa forma, o Executivo espera restabelecer a conformidade do Brasil com as regras do bloco.
Além disso, Alckmin destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará ao Paraguai na próxima segunda-feira. O objetivo é iniciar negociações para um acordo de preferência tarifária entre Mercosul e Japão.
O vice-presidente acrescentou que o governo também mantém negociações com Canadá, Emirados Árabes Unidos, México e Índia. Assim, a estratégia busca ampliar mercados e fortalecer as exportações brasileiras.
As declarações ocorreram durante o evento “Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia”, realizado nesta sexta-feira (26), em São Paulo.


















































