Após pressão dos estudantes e dirigentes das universidades e institutos federais, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou em suas redes sociais que o limite de empenho será liberado para essas instituições, além da Capes.
No vídeo, o ministro da Educação afirma que o país tem uma gama muito grande de instituições. “Conversei com o ministro Guedes (Paulo) que foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo”, disse o ministro da Educação, Victor Godoy.
Segundo o ministro, esse movimento está sendo feito pelo Ministério da Economia mantendo-se a responsabilidade fiscal que é pilar do Governo Federal, mas também mostrando essa sensibilidade em facilitar a vida do reitor.
Victor Godoy informa, no vídeo, que seu gabinete continua aberto para que os reitores o procurarem para conversar e discutir as melhores soluções para cada universidade a fim de fortalecer o ensino superior desse país. “Nós sabemos a importância que isso tem para nossos estudantes”, conclui o ministro.
Durante a semana, em diversos estados do país foram registradas manifestações de estudantes após o anúncio do bloqueio do MEC às instituições de ensino superior. Na última quarta-feira (5), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) divulgou uma nota com as informações dos contingenciamentos do governo às universidades federais.