Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Ex-Deputado Roberto Jefferson é transferido para o Hospital privado no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

O ex-deputado Roberto Jefferson foi transferido, na tarde deste domingo (4), do Hospital Hamilton Agostinho, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, para o Hospital Samaritano Botafogo, onde será atendido a tratamento médico. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap).

A transferência foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que manteve a prisão preventiva de Roberto Jefferson, considerando-a “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”. No entanto, o ministro autorizou a saída imediata do ex-parlamentar do estabelecimento prisional onde se encontrava,  “tão somente para tratamento médico”. Roberto Jefferson está preso desde outubro de 2022.

No Hospital Samaritano Botafogo, Roberto Jefferson deverá receber atendimento adequado “sob pena de agravamento irreversível do seu estado de saúde, diante da gravidade e urgência da situação”. O ex-deputado já foi acompanhado por esse hospital.

A decisão de transferência se baseia em informações da Seap, que mostram a apresentação do tratamento médico recebido no hospital penitenciário. Em um relatório assinado pelos médicos Vicente Eduardo Amado de Sousa e Itaún Vieira Espínola, foi relatado que Roberto Jefferson foi encaminhado ao Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho (Seap-HA) em 30 de maio, devido à piora de seu estado geral. Ele foi atendido e posteriormente encaminhado para uma consulta psiquiátrica no Hospital Penal Roberto Medeiros, onde foi internado com quadro de depressão. Após a consulta psiquiátrica, ele sofreu à unidade de origem. No entanto, na última sexta-feira (2), devido a uma queda e desorientação, foi levado novamente ao Seap-HA.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com informações da Seap, Roberto Jefferson apresenta um “quadro de confusão mental, escala de coma de Glasgow 14, relatando ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade (alucinação auditiva), estado geral ruim, acianótico, eupneico, anictérico, hipocorado, desidratado, recusa alimentar”. Além disso, ele possui um hematoma na região frontal esquerda. A conclusão da Seap é que Jefferson necessita de uma tomografia de crânio, seguida de avaliação neurocirúrgica urgente devido a um possível traumatismo craniano decorrente da queda. Ele também deve realizar exames de rastreamento para recidiva de neoplasias.

Após a transferência para o Hospital Samaritano Botafogo, serão aplicadas medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre as medidas, destaca-se a atenção de receber visitas sem autorização judicial prévia, com exceção de sua esposa e advogados devidamente constituídos, seguindo as regras hospitalares. Ele também está proibido de acessar as redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes a ele imputados (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter ou quaisquer outras não citadas), inclusive por meio de sua assessoria de imprensa. Além disso, é proibido conceder qualquer tipo de entrevista sem autorização judicial prévia e de usar celular, tablet ou qualquer outro aparelho eletrônico de comunicação.

O ministro Alexandre de Moraes deixou claro que o descumprimento injustificado de qualquer uma dessas medidas resultará no retorno de Roberto Jefferson ao estabelecimento prisional. A decisão deve ser interrompida imediatamente, com o fornecimento de escolta policial pela Polícia Penal, 24 horas por dia, enquanto durar a internação.

Roberto Jefferson foi preso no ano passado, acusado de tentar matar policiais federais ao arremessar três granadas contra eles. Os agentes foram à sua casa para cumprir um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, e dois agentes ficaram feridos. No local, foram apreendidos armas e munições.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Educação

A cidade de Natal alcançou, em 2024, a maior média de anos de estudo entre todas as capitais do Nordeste, segundo dados da PNAD...

Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou no sábado (10) a prisão domiciliar de Roberto Jefferson, ex-deputado federal condenado a mais de 9 anos de...

Economia

Os trabalhadores nascidos em abril já podem retirar saque-aniversário referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A migração para a modalidade...

Cidades

A Prefeitura de Mossoró lança oficialmente, nesta sexta-feira (28), a edição 2025 do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o maior evento cultural e turístico do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO