Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Taxa de desemprego cai e chega a 8,0% entre abril e junho, segundo IBGE

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, mostra uma queda de 0,8 ponto percentual na taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho, chegando a 8%.

É a menor taxa para o trimestre desde 2014, quando registrou 9,3%. A última medição da PNAD, de março a maio, também mostrava recuo no desemprego.

Segundo o IBGE, o rendimento real habitual (R$ 2.921,00) ficou estável frente ao trimestre anterior e cresceu 6,2% no ano.

Carteira assinada e informalidade

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em relação aos profissionais com carteira assinada, o IBGE registrou 36,8 milhões de empregados registrados, estável em relação ao trimestre e uma alta de 2,8% em relação ao mesmo período de 2022.

Já o número de trabalhadores por conta própria é de 25,2 milhões e, de trabalhadores informais, 13,1 milhões. A taxa de informalidade ficou em 39,2% da população ocupada, uma queda em relação ao ano anterior (40%).

Já o número de trabalhadores domésticos chega a 5,8 milhões de pessoas, aumento de 2,6% no trimestre e estável na comparação anual.

População desocupada cai

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda segundo o IBGE, a população desocupada, ou seja, aquela que não conseguem um trabalho formal e nem informal, caiu nas duas comparações: -8,3% (menos 785 mil) frente ao trimestre anterior e no ano.

No total, os desocupados estão em 8,6 milhões.

Se comparado com a taxa do mesmo período em 2022, houve uma queda de -14,2%, com menos 1,4 milhão de pessoas no grupo de desocupados.

*Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

As vendas do comércio potiguar registraram crescimento de 1,5% em novembro de 2025, após dois meses de estabilidade. O resultado sucede as variações observadas...

Turismo

O Rio Grande do Norte segue consolidando o turismo como um dos principais motores da economia estadual. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS),...

Economia

A prévia da inflação de dezembro ficou em 0,25%. Com esse resultado, o IPCA-15 acumulou alta de 4,41% em 12 meses. Assim, o índice...

Economia

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 31,162 bilhões, Natal passou a responder por 30,63% da riqueza produzida no Rio Grande do Norte...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO