Em visita de cortesia nesta quinta-feira (03), o representante no Brasil da ABG Mineração, Jairo Abud, comunicou à governadora Fátima Bezerra que o grupo tem interesse de operar no Porto-Indústria Verde que o governo do RN planeja construir no Litoral Norte para dar suporte à produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde.
Com incentivos do Proedi – Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN – a ABG Mineração vai instalar uma planta para exploração de minérios e indústria de fabricação de cimento em Mossoró, um investimento de R$ 1,5 bilhão. A empresa tem como sócio principal o grupo espanhol Cementos La Unión (Grupo Bertolín), com atuação no Egito, Chile, República Dominicana e Espanha. Em companhia da diretora de operações, Elena Bertolín, e do diretor financeiro Lorenzo Tamarit, Abud disse ainda que vai sugerir à direção do grupo espanhol a implantação de uma planta para produzir adubo no complexo de Mossoró.
A governadora Fátima Bezerra lembrou que o Brasil vive um novo momento, favorável ao desenvolvimento sustentável, de fortalecimento da economia. “Nesse contexto, o Rio Grande do Norte está muito atento e se movimentando para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Reafirmar nosso compromisso com projetos sustentáveis que geram empregos, renda e prosperidade para o nosso povo.” Fátima citou a liderança do Rio Grande do Norte na geração de energias renováveis e o potencial que o Estado tem para atrair novos investimentos.